PVS Saúde e Bem Estar - Prevenção de Acidentes: Celulares

Olá, alunos!

Em tempos de pandemia, o celular tem sido a ferramenta mais usada para estudar online em casa. Acidentes com celulares são raros, mas podem acontecer se não tomarmos alguns cuidados.

Você já ouviu falar sobre celulares que explodem? 

Então, pensando em tudo que aprendemos sobre fogo e incêndio, por que isso acontece? E o que podemos fazer para prevenir acidentes como este?

Lembra que para acontecer o fogo (ou a combustão) precisamos que de uma temperatura específica? As explosões acontecem por causa de superaquecimento ou curto circuito.

Se você estiver usando o celular e sentir que ele está quente ou aquecendo, então, sinal de alerta! 
Aqui estão algumas dicas:

1. Não use o celular se ele está carregando. 

2. Não deixe seu celular exposto ao calor. De acordo com uma matéria da Veja sobre o assunto, o celular pode aguentar temperaturas de até 60º C e deixá-lo exposto ao sol ou calor pode ser um problema, pois aumentará a temperatura no aparelho e pode entrar em combustão (explodir, pegar fogo).

3. Se sentir que o celular está quente, pare de usá-lo por um tempo até voltar ao normal.

4. Não deixe o celular com carga cheia na tomada por muito tempo - nem o carregador na parede sem estar carregando o celular.

5. Evite derrubar seu aparelho no chão - pode gerar um curto-circuito.

A Veja publicou uma matéria sobre o risco de explosão de celulares, para ler o artigo clique aqui.

Você pode relembrar o triângulo do fogo com o vídeo do Projeto Bombeiro Aprendiz Civil - assista até o tempo de 6 minutos e 35 segundos.


Até a próxima semana!

Comentários