PVS Saúde e Bem Estar - Prevenção de Acidentes: Incêndios

Olá, pessoal!

Na última postagem aprendemos um pouco sobre como podemos prevenir quedas através de pequenas ações, como por exemplo, não deixar brinquedos espalhados pela casa.

Hoje falaremos um pouco sobre a prevenção de incendios! Será que há algum risco na sua casa? 

Assista o vídeo sobre prevenção de incêndios, "Orientações para a Vida", do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.


Veja aqui outras situações de perigo de incêndio:

1. ÁLCOOL GEL

Você tem usado álcool gel para higienizar as mãos durante a pandemia do coronavírus? Cuidado! O álcool gel é altamente inflamável!

Veja o vídeo com o alerta de uma profissional da Polícia Civil do Distrito Federal.


2. QUEIMADAS URBANAS

Você já viu alguém queimando lixo próximo à sua casa, em terrenos baldios ou até mesmo dentro do próprio quintal? A fumaça incomoda bastante, não é?

Há algum tempo atrás, lá na nossa escola, um morador do entorno decidiu queimar o lixo na porta da sua casa e havia tanta fumaça que nós precisamos parar a aula e evacuar a sala de inglês por causa da grande quantidade de fumaça que se acumulou dentro da nossa sala. A fumaça liberada pela queimada é tóxica e pode causar sérios problemas de saúde.

O nome dessa prática de queimar lixo para limpar terrenos ou outro espaço é queimada urbana - uma prática muito perigosa, pois, além de causar problemas respiratórios causado pela fumaça, o fogo pode sair do controle e causar incêndios. Veja o vídeo:


Apesar do vídeo ser sobre as queimadas urbanas em outra cidade, a queimada urbana ainda acontece aqui no nosso bairro também. A queimada urbana é uma infração, ou seja, é considerada um crime ambiental em todo o território nacional, sujeito a multa e outras punições.

3. SOLTAR BALÕES

Quem nunca viu um daqueles balões enormes e coloridos no céu próximo à sua casa? Alguns são lindos, não é? Mas são extremamente perigosos e também podem causar incêndios.


Tanto as queimadas urbanas quanto a prática de soltar balões são crimes ambientais. Você sabia?

Compartilhe sua experiência conosco! Deixe sua mensagem aqui na caixa de comentários!

Até a próxima!

Comentários